
Tecnologia é um assunto em voga em quase toda parte do planeta. Em muitas rodas de conversa, ambientes acadêmicos ou de trabalho, o avanço da modernidade e o seu possível custo/benefício está sendo discutido. Algumas semanas atrás, na aula de Introdução ao Jornalismo, ministrada no 1° período, houve um debate sobre o futuro da tecnologia e, se o jornal impresso iria ser brevemente substituído.
Aproveitando o ensejo, conversei com o Engenheiro Elétrico Carlos Augusto Federico e tomei algumas notas que serviram de base para a seguinte indagação: a TV Analógica deixará de existir?
Tem se falado muito em TV Digital, a respeito da sua implantação no Brasil, suas vantagens a curto e longo prazo, etc. Para os desinformados de plantão, isso se tornou realidade no dia 2 de Dezembro de 2007, em São Paulo, às 21 horas e 20 minutos, quando ocorreu a primeira transmissão oficial. O evento contou com a presença de cerca de 2000 pessoas, incluindo o Presidente da República, Luís Inácio Lula da Silva.
Num primeiro momento, para aqueles que desejarem usufruir dos benefícios dessa nova tecnologia, é necessária a aquisição de conversores/ decodificadores de sinal, que custam entre R$ 500,00 e R$ 1000,00. E o que eles fazem para custar assim tão caro? Eles recebem e convertem o sinal de TV Digital e fazem a seleção de canais, para televisores convencionais, os quais são compatíveis apenas com a TV Analógica. Os últimos modelos de televisores LCD e Plasma já possuem conversores internos, mas o seu preço ainda está muito além do poder aquisitivo da maioria da população. Futuramente, todos os televisores virão equipados dessa forma. Além disso, as próximas gerações de celulares poderão receber essa transmissão, como já acontece no Japão.
E qual é a diferença entre a TV Digital e a Analógica? Falando de uma forma sucinta, a diferença está na qualidade do sinal transmitido pelas emissoras. O sinal digital proporciona som e imagem muito superiores ao seu antecessor, cerca de seis vezes superior ao DVD
Muito embora esse acontecimento tenha afetado sensivelmente apenas uma minoria, o calendário de expansão da TV Digital prevê que até 2013 o sinal se estenderá por todo o território nacional. Segundo esse mesmo calendário, por volta de Setembro deste ano, nós piauienses teremos contato com essa tecnologia e poderemos averiguar se ela é mesmo tudo isso que dizem, mas podem esperar por atrasos
Finalmente, em 29 de junho de 2016, o sinal analógico deixará de ser transmitido definitivamente.
Fontes de pesquisa e informação: Info Online
Nenhum comentário:
Postar um comentário